1ª QUESTÃO.
Notebook, deletar, mouse, click, site, download, layout, facebook, formatar, customizar, abajur, garçom, chofer, futebol, gol, show, rock etc.
Como você já pode ter observado, convivemos com um grande número de palavras estrangeiras, umas já adaptadas à morfologia do léxico português, outras mais resistentes. Quase sempre, o uso dessas palavras provoca reações distintas: há quem se creia ‘defensor’ da língua e se sinta ameaçado por essa ‘invasão’ de palavras estrangeiras. Outros a consideram um fato normal, decorrente do inevitável contato entre línguas diferentes.
Como você considera esse fato?
Elabore um comentário (de, no mínimo, cinco linhas) em que você discorra sobre a questão levantada acima. Apresente argumentos convincentes que fundamentem seu ponto de vista.
Esta primeira questão foi bem subjetiva. Não havia uma opinião a ser defendida para ser considerada certa (se é um fato normal, ou se é uma ameaça). A questão deixou a critério do candidato escolher um posicionamento com a pergunta “Como você considera esse fato?”.
O que foi avaliada na questão foi a capacidade de produção de texto do candidato. Portanto, deu-se bem o aluno que, respeitando o limite mínimo de cinco linhas, respeitou as normas gramaticais, e que fundamentou defendendo o posicionamento escolhido, sendo coerente, e não fugindo do tema.
2ª QUESTÃO.
As invenções tecnológicas que apareceram mais recentemente modificaram o modo como as pessoas têm acesso à informação escrita.
Dê outra redação a esse enunciado, usando o verbo em destaque na ‘voz passiva’. Faça as devidas modificações morfossintáticas.
Já esta segunda questão foi muito objetiva. Não havia a necessidade de elaborar texto nenhum. Era necessário, apenas, passar a oração do verbo “modificar”, que está na voz ativa, para a voz passiva.
A outra redação que a questão queria que o candidato usasse é a seguinte:
O modo como as pessoas têm acesso à informação escrita foi modificado pelas invenções tecnológicas que apareceram mais recentemente.
O aluno deveria atentar para as alterações que ocorrem na mudança da voz ativa para a passiva. Genericamente, o verbo passa a ser uma locução verbal, e o 'Sujeito' da voz ativa passa a ser 'Agente da Passiva' na passiva, enquanto que o 'Objeto Direto' da ativa, passa a ser 'Sujeito Paciente' na passiva. Com isso, em cada caso, pode ser alterada a concordância verbo-nominal. Neste caso específico, o verbo, que estava no plural para concordar com “invenções”, passa a ser uma locução verbal, ficando no singular e no masculino para concordar com “modo”.
Por Givago Almeida.
Um comentário:
Bom comentário, tirou muitas dúvidas minhas. :)
Postar um comentário