Quando nasceu, a Petrobras era Petrobrás — com acento e tudo. Foi em 1953. Paroxítona terminada em a, jogava no time das irmãzinhas cuja sílaba fortona cai lá no fim. É o caso de sofá, sofás, cajá, cajás, está, estás. É o caso também de Radiobrás, Eletrobrás & outros ás da vida.
A brasileirinha cresceu e apareceu. Ganhou o mundo. Com 18 anos, cassou o grampinho. Sem ele, o nome se pareceria com o inglês, que dispensa agudos, graves e circunflexos. Em 2000, a atrevida radicalizou. Mudaria o nome para Petrobrax, à imagem de Lubrax & similares da língua inglesa.
Ops! Foi um deus nos acuda. Reações não faltaram. "Fala sério", diziam os brasileiros indignados. Políticos, jornalistas, comerciantes, empresários, donas de casa, todos demonstraram o descontentamento. Resultado: a multinacional voltou atrás. Manteve o bras, marca verde-amarela. Acertou. Tornou-se uma das maiores e mais respeitadas petrolíferas do mundo. Em 2008, saltou para o quarto lugar no ranking planetário. Viva!
Olho na gigante
O Senado aprovou comissão parlamentar de inquérito pra investigar irregularidades na Petrobras. Quer saber sobre manobras pra pagar menos impostos, pra conceder patrocínios, pra empregar sindicalistas a torto e a direito. Haverá favorecimentos? Vamos ver. Enquanto isso, vale tirar uma casquinha da iniciativa do Congresso.
CPI é uma sigla. As três letrinhas querem dizer comissão parlamentar de inquérito. Viu? Pouco diz muito. Por isso reduções caíram no gosto do povo. Economizam espaço e tempo. Como escrevê-las? O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa manda grafá-las conforme a certidão de nascimento. A imprensa simplificou a vida.
Escreve todas as letras grandonas quando a sigla tiver até três letras ou se for pronunciada letra por letra: Polícia Militar (PM), unidade de terapia intensiva (UTI), Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nos demais casos, só a inicial ganha destaque. As demais permanecem mixurucas, mixurucas: Departamento de Trânsito (Detran), Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).
O plural? Basta acrescentar um s pequenino: PMs, UTIs, Detrans.
Nenhum comentário:
Postar um comentário