Pages

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 18 de julho de 2010

Passagem do Discurso Direto para o Discurso Indireto

DISCURSO DIRETO / DISCURSO INDIRETO
A seguir, você poderá visualizar um quadro com as principais transformações que ocorrem na passagem do discurso direto para o indireto, e vice-versa:
DISCURSO DIRETO
DISCURSO INDIRETO
VERBOS
Presente do Indicativo

Todos os presentes disseram:
- Não votamos nele.
Imperfeito do Indicativo
Todos os presentes disseram que não votavam nele.
Perfeito do Indicativo
O moço perguntou:
- Ele não assinou o requerimento?
Mais-que-perfeito do Indicativo
O moço perguntou se ele não assinara (tinha assinado) o requerimento.
Futuro do Presente
O mecânico garantiu:
- Eu consertarei a moto.
Futuro do Pretérito
O mecânico garantiu que consertaria a moto.
Presente do Subjuntivo
- Duvido que a assembléia aprove a proposta – disse-lhe o sindicalista.
Imperfeito do Subjuntivo
O sindicalista disse-lhe que duvidava que a assembléia aprovasse a proposta do governo.
Futuro do Subjuntivo
A garota disse:
- Só sairei quando ele chegar.
Imperfeito do Subjuntivo

A garota disse que só sairia quando ele chegasse.
Imperativo
- Passe-me o sal – pediu-me ela.
Imperfeito do Subjuntivo
Ela pediu-me que lhe passasse o sal.
PRONOMES
eu, nós, você(s), senhor(a)(s)
A garota afirmou:
- Eu amo ler.
ele(s), ela(s)
A garota afirmou que ela amava ler.
meu(s), minha(s), nosso(a)(s)
- Meus pais participarão da campanha – disse o menino.
seu(s), sua(s) dele(a)(s)
O menino disse que seus pais participariam da campanha.
este(a)(s), isto, isso
- Isso lhe pertence? – perguntou
aquele(a)(s), aquilo

Ele(a) perguntou se aquilo lhe pertencia.
ADVÉRBIOS
ontem, hoje, amanhã
- Hoje não posso atendê-lo – disse o dentista.
no dia anterior, naquele dia, no dia seguinte

O dentista disse que naquele dia não podia atendê-lo.
aqui, cá, aí

- Não entro mais aqui! – afirmou Ivo.
ali, lá
Ivo afirmou que não entrava mais ali.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, ajudou muito!