Pages

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de março de 2012

Alguns erros de português cometidos pelos internautas

erro
… mas permanecer no HERRO, é burrice.

É comum escrever de uma forma mais prática quando se usam as redes sociais, e por isso, alguns erros de português são intencionais, para a economia de digitação de alguns caracteres, mas alguns erros não se justificam por praticidade nenhuma.

Estes são os erros mais comuns que observo em postagens na internet.

como fasso?
Sim, essa pergunta é comum por aí. "Como fasso para baixar musica?" "Como fasso para criar um blog?"...
A propósito, como faço para ensinar isso para essas pessoas?
O correto é o uso do “Ç”.

agente
O certo é "a gente". Quando possui função de pronome, substituindo de modo informal a palavra "nós", o certo é escrever as palavras separadamente. Lembrando que a conjugação do verbo é na 3ª pessoa do singular.
Ex.: A gente gosta de cantar.

quizer
Em se tratando do verbo querer, qualquer conjugação se usa o “S” e não o “Z”, assim, o certo é "quiser", "quis", "quiseram".
Ex.: Sempre quis ir a Paris.
        Se você quiser, eu passo na sua casa.

mais
No sentido de "porém", “todavia”, “entretanto”, o certo é escrever "mas", ou seja, quando você quer introduzir uma oração que transmite uma ideia de oposição ou limitação. A palavra com "i" dá a ideia de adição.
Ex.: Estou cansado, mas vou estudar ainda mais.
        Ele deu o melhor de si, mas não foi o suficiente.

concerteza
Essa palavra NÃO EXISTE. O certo é "com certeza". É incrível como as pessoas insistem em escrever "concerteza", tudo junto. São duas palavras, formando uma expressão que significa "sem dúvidas", "certamente", "é claro", "é lógico". Ou você está COM certeza, ou você está SEM certeza. São duas palavras.
Ex.: Com certeza estarei lá.

nada haver
O certo é "nada a ver", dando a ideia de nada semelhante, nada parecido, sem fatos em comum.
Ex.: Aquele livro não tem nada a ver comigo.
(a mesma lógica se usa para "tudo a ver")

verbos sem "R" ou sem “U” no final
Esse é o tipo de erro que eu mais vejo na internet.

A galera esquece de colocar o R no final do verbo. Usam o verbo no infinitivo, mas escrevem como escutam.
Por exemplo: 
Vou janta e já volto. O certo seria: Vou jantar e já volto.
Ele vai canta minha música preferida!
Vou pega geral hoje.
Não precisa me acorda cedo
Quanta gente invejosa, vou te fala!
Podem vira gente normal e acaba com essa babaquice.

Todos esses verbos destacados estão no infinitivo. Deveriam estar com o R no final.

Da mesma forma, esquecem de colocar o U no final também em verbos que estão conjugados na 3ª pessoa do singular. O erro também é cometido porque escrevem da forma que escutam;
Ela arraso! (o certo seria: Ela arrasou)
Ela falo que viria. (o certo seria: Ela falou que viria)

rir
Outro erro bastante comum é o contrário do anterior. Utilizam o R no final do verbo "rir" conjugado. Não está errada a palavra RIR, o que erram é a colocação desta palavra onde não devia.
Usam muito a expressão: “Eu rir muito disso."
Está errado. Como todo verbo, ele deve concordar com o sujeito, que neste caso é o pronome EU. Assim, o certo seria: “Eu ri muito disso”.

mim
Outra palavra que não está errada, mas que o pessoal costuma usar em lugar não devido.
É comum se deparar diante de frases como:
Minha mãe MIM acordou muito cedo hoje!
Isso foi Deus que MIM deu.
Quero ver se você não vai MIM chamar para tua festa.

Em todas essas situações, deveria ser usado o ME, e não o MIM.

A forma pronominal ME completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição, seja ela qual for, ao passo que o pronome MIM vem sempre seguido de preposição (a, para, de, sem, por...). Dessa maneira, não são aceitas construções como:
Lúcia MIM ofereceu uma bebida.
O correto seria: Lúcia ME ofereceu uma bebida, assim como também seria correta a construção: Lúcia ofereceu uma bebida A MIM.

10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei suas explicações, só não entendi uma coisa, a gente só usa o "mim" no final da frase?

solitude disse...

O que eu mais vejo na internet eh gente colocando o R no final de verbos que nao devem ter o R.
Por exemplo:

Eu assistiR toda essa serie (eu ja assisti toda essa serie)
Eu ouviR a musica tocando no carro (eu ouvi a musica tocando no carro)

Luana disse...

Não... no último exemplo vc pode colocar: "Lúcia ofereceu a mim uma bebida." Mas no dia a dia escreva como vc fala. Em algumas ocasiões sofrerá preconceito linguístico mas saiba que é preconceito.

Unknown disse...

Eu..kkk parece um estigma. Coloco r até os dentes kkk.
Mas estou me policiando e estudando. As dicas aqui são super valiosas. Thanks!!

Anónimo disse...

Tenho lido muito o r no final do verbo.
Ex: a roupa que não DAR mais nela, eu vou doar.
você ENTREGAR? ( Você entrega?)

Unknown disse...

Colocam R onde não precisa e deixam de colocar onde deve! 🙄🙄

Unknown disse...

Estou gostando muito das aulas.
Minhas dúvidas são muitas.

Unknown disse...

R no final da palavra não sei quando colocar.

Unknown disse...

Estou gostando muito das aulas.

Luiza Oliveira disse...

Nossa,eu estou vendo isso DEMAIS e já vi até PROFESSOR escrevendo desse jeito.Cada dia parece que está piorando,em especial crianças (de 10 - 13 anos) estão saindo do primeiro ensino do fundamental lendo e escrevendo MUITO mal e com MUITA dificuldade,fico chocada.