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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comentários de Givago Almeida sobre as Questões Discursivas do Vestibular UFPE/CTG 2013.2

1ª QUESTÃO.
 
Notebook, deletar, mouse, click, site, download, layout, facebook, formatar, customizar, abajur, garçom, chofer, futebol, gol, show, rock etc.
 
Como você já pode ter observado, convivemos com um grande número de palavras estrangeiras, umas já adaptadas à morfologia do léxico português, outras mais resistentes. Quase sempre, o uso dessas palavras provoca reações distintas: há quem se creia ‘defensor’ da língua e se sinta ameaçado por essa ‘invasão’ de palavras estrangeiras. Outros a consideram um fato normal, decorrente do inevitável contato entre línguas diferentes.
Como você considera esse fato?
 
Elabore um comentário (de, no mínimo, cinco linhas) em que você discorra sobre a questão levantada acima. Apresente argumentos convincentes que fundamentem seu ponto de vista.
 
Esta primeira questão foi bem subjetiva. Não havia uma opinião a ser defendida para ser considerada certa (se é um fato normal, ou se é uma ameaça). A questão deixou a critério do candidato escolher um posicionamento com a pergunta “Como você considera esse fato?”.
 
O que foi avaliada na questão foi a capacidade de produção de texto do candidato. Portanto, deu-se bem o aluno que, respeitando o limite mínimo de cinco linhas, respeitou as normas gramaticais, e que fundamentou defendendo o posicionamento escolhido, sendo coerente, e não fugindo do tema.
 
2ª QUESTÃO.
 
As invenções tecnológicas que apareceram mais recentemente modificaram o modo como as pessoas têm acesso à informação escrita.
 
Dê outra redação a esse enunciado, usando o verbo em destaque na ‘voz passiva’. Faça as devidas modificações morfossintáticas.
 
Já esta segunda questão foi muito objetiva. Não havia a necessidade de elaborar texto nenhum. Era necessário, apenas, passar a oração do verbo “modificar”, que está na voz ativa, para a voz passiva.
 
A outra redação que a questão queria que o candidato usasse é a seguinte:
 
O modo como as pessoas têm acesso à informação escrita foi modificado pelas invenções tecnológicas que apareceram mais recentemente.
 
O aluno deveria atentar para as alterações que ocorrem na mudança da voz ativa para a passiva. Genericamente, o verbo passa a ser uma locução verbal, e o 'Sujeito' da voz ativa passa a ser 'Agente da Passiva' na passiva, enquanto que o 'Objeto Direto' da ativa, passa a ser 'Sujeito Paciente' na passiva. Com isso, em cada caso, pode ser alterada a concordância verbo-nominal. Neste caso específico, o verbo, que estava no plural para concordar com “invenções”, passa a ser uma locução verbal, ficando no singular e no masculino para concordar com “modo”.
 
Por Givago Almeida.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom comentário, tirou muitas dúvidas minhas. :)