Muito provavelmente, você já
ouviu alguém brincar com um amigo o chamando de “BAITOLA”. Essa expressão é
usada no Brasil, principalmente no Nordeste, politicamente incorreta com a conotação de “homossexual”. No Dicionário Houaiss, significa "homossexual passivo". Mas você sabe a origem desta palavra, e o motivo de ela ser ligada a este significado?
É bem provável que a origem se deu no Ceará, no início do século XX, uma vez que lá trabalhou um inglês chamado Francis Reginald Hull. Ele era homossexual assumido, e foi nomeado Superintendente da Geral da Brazil North Easterm Railway arrendatária da Rede Ferroviária Cearense e lá ele trabalhou muitas vezes como Fiscal de Obras.
Sabe o que é "bitola"? É a distância entre os dois trilhos de uma ferrovia.
No idioma inglês, a letra "i" em várias palavras é pronunciada com o som de "ai". E por isso, quando o Mr. Hull ia falar a palavra "bitola", usava a pronúncia inglesa, saindo o "baitola".
Por ele ser arrogante e autoritário, os operários não gostavam dele. E como todo funcionário que não gosta do chefe que se preze, tratavam-no, em segredo, por apelidos.
Por conta da sua curiosa pronúncia da palavra "bitola", quando ele chegava, os operários diziam entre eles: "Chegou o baitola".
É difícil dizer se essa origem tem um fundo de verdade, uma vez que não pode ser confirmada, devido à ausência de fontes documentais. Mas também algo que circula de boca em boca e constitui a tal “voz do povo” não pode ser sumariamente desmistificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário