Pages

Subscribe:

sábado, 24 de março de 2012

Como evitar as repetições desnecessárias e enriquecer seu texto.

As palavras possuem relação com outros termos de significados idênticos ou semelhantes, bem como com vocábulos de sentidos totalmente contrários.

 

Assim, temos os sinônimos e antônimos. Esses últimos fazem referência às significações contrárias de elementos, enquanto os primeiros aos significados análogos.

 

Vejamos: professor- sinônimos: educador, mestre, mediador do saber, docente, mentor.
Antônimo: não há.

 

Os sinônimos são muito importantes em um texto, já que repetições desnecessárias de termos empobrecem o texto, causam confusão e tornam a leitura monótona. Veja:

 

O professor perguntou à criança se ela queria ler. A criança disse que não ao professor. Então, o professor sorriu e perguntou à outra criança se ela queria ler.

 

Agora veja como fica quando colocamos os sinônimos:


O professor perguntou à criança se ela queria ler. A menina disse que não. Então, o educador sorriu e dirigiu a mesma pergunta a outro aluno.

 
Tudo depende de um contexto: às vezes os sinônimos de menina poderão ser: garota, criança, moleca. Em outras ocasiões, poderão ser: aluna, criança, infante, aprendiz.
O importante é se ater às significações que ficam coerentes de acordo com o que se está falando, ou melhor, com o contexto.


Assim, procure reler o texto, pois é a oportunidade de rever o que foi escrito, a fim de retirar expressões ou palavras desnecessárias e de substituir termos por seus sinônimos.

 

Por Sabrina Vilarinho

0 comentários: